quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Carne de primeira


Espiando a foto acima, onde o amigo Jorge Meneleu Fiúza avaliou como sendo carne de primeira, lembrei de uma frequente pergunta feita pelos açougueiros: “Carne de primeira ou carne de segunda?”. O motivo é que no boi existem 21 cortes, portanto, a decisão da escolha deve atender à opção da receita. Agora, a diferença entre a classificação das carnes reside, sobretudo, na quantidade de gordura e de nervo.

A carne de primeira localiza-se em partes menos usadas do boi e são mais macias, próprias para fazer suculentos bifes. Indicadas para fazer assados e churrasco, são elas, a alcatra, a picanha, o filé mignon, patinho, lagarto, contrafilé, coxão mole, maminha e baby beef.

A carne de segunda é situada em partes mais expostas do boi e de maior uso. Ideais para preparar ensopados, molhos para acompanhamentos, guisados, tortas e escondidinhos, são elas, o acém, a paleta, fraldinha, costela, capa de filé, coxão duro, chuleta e músculo dianteiro.

A carne de terceira é aquela que possui uma camada extra do tecido conjuntivo do boi, com abundância de gordura e nervos. Comumente, não empregadas em receitas, algumas partes – como o pescoço – podem ser usadas para fazer feijoada, por exemplo. São elas, o músculo, o pescoço e ponta de agulha.

(Foto: Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário