domingo, 27 de dezembro de 2015

Nadando contra a correnteza


Na Fazenda Marrecas, em Sobral, a brincadeira da meninada em férias era a de pegar parelha a nado contra a correnteza do Rio Acaraú. Depois do “um, dois, três, meia e já!”, a negrada se tacava em tresloucadas braçadas, onde a força valia mais do que o jeito. 

Da petizada, a disputa maior era entre os infantes Chiquinho e Boy. Boy possuía a vantagem de ter a compleição física mais encorpada, enquanto Chiquinho era o cão comendo mariola na arte de armar vantagens. Daí, valeu-se da astúcia de Toinho, seu fiel par de traquinagens, para vencer o aquático desafio, com direito ao exclusivo prêmio de cavalgar a jumenta Cara Branca no passeio do dia seguinte. 

Chegada a hora agá, posicionados lado a lado, o adolescente Jacaré, juiz da prova, deu o sinal da largada aos olhares do fiscal Aloísio, seu belo irmão.

Feito Johnny Weissmuller interpretando Tarzan, o nadador Boy deu um grito e uma estilosa tainha, arrebatada de braçadas a mais de mil, como propulsado por possante motor fosse! Mais tranquilo, Chiquinho tibumgou serenamente nas revoltas águas... 

Quando veio à tona, ao final da competição, Boy gritou:

- Venci!

Porém, para surpresa sua, de braços cruzados, o campeão Chico já o esperava para dar-lhe os parabéns pelo segundo lugar! Revoltado, Boy pediu revanche!

Concedida a revanche, deu-se o mesmo resultado do prélio anterior, com o esbaforido Boy desabando de cara com o sereno vencedor Chiquinho!

Somente após a gorada terceira tentativa, foi que Boy rendeu-se ao campeão Chiquinho. No entanto, ao saber que, ao mergulhar, o campeão era auxiliado por um puxão de braço do Toinho, Boy revoltou-se, ficou de mal do Chiquinho e disse que iria embora pra casa, em Fortaleza! 

Ora, 220 quilômetros separam Sobral de Fortaleza e, naquela temporada, era difícil ter um carro para sair da fazenda. Mudo e rebelado, Boy escanteou-se em um canto do comprido alpendre, sem dar confiança a seu ninguém. Na companhia das esfomeadas muriçocas, nem jantar, jantou. Mais tarde, com o bucho roncando, decidiu mudar de ideia quando Jacaré lhe aconselhou: 

- Amigo, não tem vantagem nenhuma se intrigar com o dono da casa... 

Pazes feitas, fomos todos no outro dia passear de Equus asinus pelas largas terras da Fazenda Marrecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário