sábado, 2 de junho de 2012

A rede

Como diz a querida Maisa Vasconcelos, em cearenses, “tem sido assim, se tem um único cearense, há de haver um armador para esticar uma fianga”.

Tendo em vista a Copa do Mundo de 2014, experiências estão sendo realizadas para apresentar à FIFA uma nova alternativa para acomodar o público nos estádios: a rede da galera!

A rede de dormir é um artefato legado dos indígenas da América do Sul. Teve grande importância na sociedade brasileira dos primeiros anos do descobrimento e durante toda a época colonial. Com a vinda dos portugueses, as mulheres dos colonos adaptaram a técnica indígena às suas varandas, passando a fazer as redes em algodão (tecido mais compacto), enfeitadas com franjas.

Durante o Brasil colônia era muito utilizada para dormir, enterrar os mortos no meio rural e como meio de transporte, onde os escravos carregavam os colonos em passeios pela cidade e até em viagens.

Hoje em dia, as redes são fabricadas de diversas formas e materiais, desde as mais tradicionais de fio, tecidas em "batelão" (tear) mecânico ou elétrico, até as feitas a partir de tecido ou de materiais sintéticos como nylon e outros materiais. Na região nordeste do Brasil, a rede ainda é muito utilizada para dormir em substituição à cama, sendo também tradicionalmente utilizada para descanso em casas de praia.

Fonte: Wikipédia.
(Fotos: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário