quinta-feira, 21 de junho de 2012

Marechal Forró Folia

Por Carlito Lima *

Elas aparecem sozinhas, ou em duplas, ou em bando, até com o namorado ou marido, a presença marcante dessas mulheres modernas alegram e dão charme e alegria ao ambiente. O maior inventor do mundo certamente foi uma mulher, a estilista Mary Quant, em 1966 ela inventou, lançou uma moda, ficou para eternidade, a mini-saia, as mulheres nunca mais foram mais as mesmas, aquelas acanhadas com saia abaixo dos joelhos desapareceram. A mini-saia teve muitas variações, recentemente o mulherio tornou-se a imagem da beleza inventando novo visual para arrebentar os corações dos frágeis homens. Simples, como todas as coisas boas da vida, as mulheres estão usando mini-saia ou shortinho curto, blusa leve, às vezes transparente, Os pés calçados em elegantes e provocadores sapatos altos, o salto do tamanho da mini-saia. Cabelos produzidos, pintura facial caprichada, geralmente brincos de aros completam o visual da mulher moderna. 


O público lotou as arquibancadas.

Nas noites de festa junina em Marechal Deodoro essas mulheres invadiram o Largo de Taperaguá, presença nas barracas, no pátio, nos camarotes, restaurantes, bares, ou no caminhar sem destino, apenas desfilando, parecem garças brancas às margens da lagoa, ou mesmo potrancas em exibição antes de corrida. Não há quem não olhe essas belas mulheres modernas. Todas têm um vislumbre especial, embora estejam num mesmo estilo nenhuma parece com a outra, elas andam, caminham imponente, parece até desfile de modelo de verão. 

No bairro histórico de Taperaguá há 416 anos foi fundado o povoado de Santa Maria Magdalena da Alagoa do Sul, depois cidade de Alagoas, finalmente Marechal Deodoro. O Largo é o marco zero da cidade de Marechal e do Estado das Alagoas. Nesse ambiente histórico, barroco, infestado de mulheres bonitas está sendo realizado o Marechal Forró Folia, o melhor São João das Alagoas. 

A decoração do Largo, estilo junino, tem homenagem a Luiz Gonzaga e muita alegria. Deodorenses e visitantes em busca da diversão bem nordestina, o São João, invadem as barracas de pamonha, canjica, bolo de milho e comidas típicas da época, além de uma cerveja gelada ou um suco de mangaba. Em uma enorme tenda com arquibancadas para mais de 2.000 pessoas, às 20 horas inicia o concurso de quadrilhas. As exuberantes quadrilhas modernas se apresentam para deleite, vibração e emoção do povo festejando nas arquibancadas as músicas e a evolução da juventude. 



Quadrilha Luar do Sertão, show de talento, a história de Lampião e Gonzagão.

Essas quadrilhas modernas apareceram há algum tempo. Elas não agradaram a alguns intelectuais puristas, são criticadas pela evolução carnavalesca e o toque cowboy americano. Entretanto, é bom frisar, elas são inspiradas nas quadrilhas tradicionais com conotação de espetáculo, elas surgiram da imaginação popular, da classe média baixa, foram evoluindo sua maneira de fantasiar e de dançar, sempre respeitam às origens das festas juninas. Além das músicas de São João existe obrigatoriamente o casamento matuto, o par Lampião e Maria Bonita, a rainha do milho, entre outros. Hoje uma quadrilha tem muito de Escola de Samba. O enredo escolhido é pesquisado, as danças e fantasias têm a obrigatoriedade de estar no contexto da historia, do enredo. Os componentes das quadrilhas passam o ano trabalhando, escolhendo, ensaiando com amor, eles pagam suas fantasias de matuto estilizado. São João no Nordeste é coisa séria, tem muito significado, é a festa mais tradicional de nossa cultura. 

Em Taperaguá, além do concurso de quadrilha, foram armados dois enormes palcos para shows, Elba Ramalho, Magníficos, Cláudio Rios, Cavaleiros do Forró, Mano Valter, Flávio José, entre outros. Tudo de graça, ninguém paga para assistir às quadrilhas, aos shows dos cantores no palco. Além deste fim-de-semana ainda tem São João 23/24 e São Pedro 28/29. Chegue cedo para tomar a cervejinha, comer milho verde, ficar com a namorada cantando e dançando até o dia amanhecer e pegar o Sol com a mão. Ou mesmo, ficar apenas apreciando essas bonitas mulheres de sapato alto fantasiando nossas mentes cheias de pecados. São João perdoa.

* O alagoano Carlito Lima é ex-capitão do Exército Brasileiro, engenheiro, ambientalista e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário