quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Camisa Lacoste


O empresário Disraeli Ponte, trajado de uma legítima camisa Lacoste, comprada na afamada Feira do Aprazível.

Fundada em 1933, Lacoste é uma famosa empresa de vestuário francesa que vende camisas, perfumes, calçados, artigos de couro, relógios, óculos, e tênis. 

A razão da empresa ser reconhecida pelo seu logotipo, um crocodilo verde, é porque o jogador de tênis René Lacoste, fundador da companhia, foi apelidado por fãs de "O Crocodilo", devido ao seu afinco em quadra. 

Ícone da pessoa moderna e bem vestida, as camisas Lacoste apresentam modelos simples e sofisticados, agradando a todos os gostos pela simplicidade e qualidade do material utilizado. Por serem 100% de algodão e fabricadas com processos mais elaborados, elas são muito confortáveis e permitem qualquer movimento no corpo.  

A um olhar menos atento, as camisas Lacoste são simples e sem detalhes, porém, um olho mais cauteloso nota que elas são ricas nos pequenos detalhes. Estas pequenas diferenças faz com que se identifique uma camisa Lacoste falsa, percebendo as dicas abaixo.

1. As etiquetas falsas estão cada vez mais próximas das originais, mas ainda é possível notar algumas diferenças. Primeiramente, as camisas devem ter duas etiquetas, uma com o jacaré, a escrita “Lacoste ” e o número (sempre número, nunca letra como P, M, G etc) e outra com informações de fabricação. É importante lembrar que as originais tem algumas informações no verso desta segunda etiqueta, como “100% algodão” e “Devanlay” no final. Devanlay é uma empresa dona de boa parte da Lacoste e que fabrica as camisetas no Peru.  As etiquetas originais tem o jacaré com pintas brancas por todo o corpo, inclusive no rabo. Nas originais também é possível notar os olhos do jacaré, algo que não é possível em alguns modelos falsificados. Também, é importante notar a pata traseira do animal, onde algumas camisas Lacoste falsas não conseguem fazer o “calcanhar” do jacaré perfeito como nas camisetas autênticas.  

2. Alguns modelos falsos imitam grotescamente o jacaré e as cores. Na original é possível ver os dentes, língua e barriga do animal sem dificuldades, na autêntica os traços são maais “firmes” e também é possível ver o rabo espichado. Outro detalhe importantíssimo é a localização do jacaré na camisa, sempre ao lado esquerdo de quem está vestindo. O logo da marca (o jacaré) fica exatamente entre o último botão e a costura quadrada, localizado no meio deste local à direita. 

3. Os botões ajudam a identificar a camisa Lacoste falsa com facilidade. Os originais nunca são feitos de plástico de baixa qualidade, sempre tem duas casas, estão na vertical, o relevo das bordas é perfeito e não há riscos.

4. O material utilizado nas polos comuns da Lacoste é sempre100% algodão. É de altíssima qualidade e fabricado em um processo lento e detalhado, tudo para deixar a camisa muito mais confortável e permitir quaisquer movimentos do corpo. Não é fácil identificar quando o tecido é falso ou verdadeiro.  Já sobre as mangas das camisetas, nos modelos originais é fácil observar que é mais fina (ao estilo Fit) e mais curvada para fora, enquanto nos mais diversos modelos falsificados ela é mais grossa e menos curvada, alguns modelos sequer tem esta curva. O material estica um pouco mais que o restante da camiseta. 

5. O preço ainda é uma forte característica da originalidade das camisas Lacoste. Nos Estados Unidos, as mais básicas custam a partir de 72 dólares e na Europa, ainda mais que esse valor. Modelos abaixo deste preço (no máximo 15 dólares mais baratos) são encontrados apenas em duty free de aeroportos.  Não espere encontrar modelos originais abaixo destes preços, é impossível. As fabricas - inclusive a do Peru - vendem apenas para as lojas credenciadas. No Brasil, as camisetas mais simples começam em 210 reais. Não tente comprar modelos falsos esperando qualidade próxima nem similar.

(Foto: Acervo Disraeli Ponte)

2 comentários:

  1. Realmente lacoste é uma marca e tanto, eu amo as Camiseta lacoste , caem muito bem, e o acabemento e fora do comum, adoro as polo lacoste também, não fico sem aquela Polo lacoste básica.

    Sempre que compro Camiseta lacoste 3d, com desenho adoro.

    Um abraço

    ResponderExcluir