quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Maria Della Costa

Filha de imigrantes italianos, a gaúcha Gentile Maria Marchioro Della Costa Poloni (Flores da Cunha, 1926) é uma das mais bem-conceituadas atriz e produtora brasileira. A alta classe e a elegância natural que sempre qualificaram os seus papéis fizeram dela uma das grandes damas da história do teatro brasileiro. 

Intérprete de rara beleza, é musa e mentora de uma das primeiras companhias modernas, o Teatro Popular de Arte, que no futuro levará seu nome, como companhia Teatro Maria Della Costa. 

Em Porto Alegre, estudava em um colégio de freiras, quando na rua foi achada pelo jornalista Justino Martins, indo parar na capa da Revista Globo. Orientada pelo produtor Fernando de Barros, seu primeiro marido, foi morar no Rio de Janeiro, onde estreou como show-girl no Cassino Copacabana, tornando-se modelo da tradicional Casa Canadá, conquistando o título de “Primeira Manequim do País”. Em 1944, iniciou-se no teatro em A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, a convite de Bibi Ferreira. 

Costumeiramente contemplada por sua beleza, foi retratada por famosos artistas, como o escultor Victor Brecheret e os pintores Di Cavalcanti e Djanira. 

Em 2002, foi homenageada pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural. 

Hoje em dia, Maria Della Costa mora na sossegada cidade fluminense de Paraty, onde trabalha no comando de seu Hotel Coxixo. 

(Foto: E. Trevisan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário