domingo, 15 de setembro de 2013

Lembrando Stélio Valle

Stelinho.

Desde 1966, Stélio Romero do Valle (1950-2008) começou a participar de festivais de música em sua terra natal, Fortaleza. A partir dos anos 1970 fez shows individuais e coletivos, dividindo o palco com Rodger de Rogério, Téti, Sérgio Ricardo, Ednardo, Fagner, Cirino, Ricardo Bezerra, Ferreirinha e tantos outros talentos. 

Teve canções registradas por intérpretes como Fagner, Nara Leão, Zizi Possi, Núbia Lafayete, Lúcio Ricardo, Ednardo, Cirino, Fhátima Santos, Kátia Freitas e Paulo Rossglow. Participou da coordenação musical do LP duplo Massafeira, um marco na produção musical cearense na passagem da década de 1970 para a de 1980. Em 1981 gravou de forma independente, no Rio de Janeiro, seu próprio disco: Brilho. 

Sobre Stelinho, conta Francis Vale: “Nós até pensávamos que éramos irmãos. Com o mesmo sobrenome, né? (risos)... Nos conhecemos há uns 35 anos, mais ou menos. O Stélio fez parte de uma geração que veio logo em seguida à primeira turma do Pessoal do Ceará. Eram Os Novos Cearenses. A casa do (produtor cultural) Cláudio Pereira, na Beira Mar, era o ponto de encontro dessa turma que incluía o Stélio. Ele foi meu primeiro parceiro. Fizemos várias músicas, algumas morreram com ele. E Apaixonadamente caiu no gosto do pessoal... Ele gostava muito de usar umas expressões. Chegava pra gente e falava: ‘Diga aí, fracasso!’. Tanto ele usou essa frase que isso pegou, ficou na boca de todo mundo, e o Fagner acabou botando o nome de uma música dele como Fracassos. Mas o Stélio dizia isso mais como naquela famosa saudação do pessoal de teatro: era no sentido oposto, de dar força, desejar sucesso”. 

Além de músico, Stelinho era formado em Administração de Empresas 

(Foto: Gentil Barreira / Acervo Aura)

2 comentários:

  1. Gostava muito dele. Passamos noites e noites conversando sobre a vida no Anisio e no bar da vozinha, isto no meio dos anos 70.
    Tivemos um estacionamento juntos, no centro. Ele era uma grande figura e grande amigo. Foi cedo demais.
    Valeu Totonho.

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem !! Stellinho era uma figura ímpar... uma das pessoas mais bonitas que já conheci... humano, talentoso, do bem.... Saudades traduz

    ResponderExcluir