quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dona Bené e Dona Chica



Eu me encontrei com o Rodrigo, filho do meu amigo João Tripa, e perguntei se o seu pai achava-se em Fortaleza. Ele respondeu que não, pois teria um importante compromisso em Massapê: como prefeito, ofereceria um jantar naquele dia para o Bispo de Sobral.

Plim! De pronto me veio a ideia de passar um trote para o amigo João. Pedi o número do telefone que ele estava atendendo e liguei:

- A-alô? Atendeu.
- Por favor, gostaria de falar com o prefeito João.
- Está fa-falando com ele.
- Prefeito João, aqui quem fala é Dom Antonio, da Arquidiocese de Fortaleza.
- Ôpa, tu-tudo bem? É um pra-prazer esta-tar fa-falando com o senhor.

Nota do autor: Daqui por diante, vamos suprimir a gagueira do prefeito, para a história não ficar enfadonha.

- Prefeito João, o motivo de nossa ligação é para louvarmos tão bela ação do senhor, a de conferir o título de Cidadão Massapeense a Dom Fernando Saburido, Bispo de Sobral.
- Olhe, veja bem, o título foi outorgado pela Câmara Municipal, por iniciativa de seu presidente. Eu apenas vou oferecer um jantar em minha residência, em razão de tão justa homenagem. E tem mais, vocês estão convidados!
- Infelizmente, prefeito João, devido ao adiantado da hora, estamos impossibilitados de atender a essa cortesia de vossa excelência. No entanto, gostaríamos de sugerir, se é que o senhor permite, dois nomes relevantes da sociedade sobralense para, também, receberem semelhante honraria.
- Pois não, Dom Antonio. Ora, por favor, faça-me a gentileza de indicar esses dois nomes, que de pronto atenderemos.
- Prefeito João, entenda-nos, não queremos causar nenhum constrangimento com essas indicações, portanto, fique à vontade para decidir a pertinência delas.
- Dom Antonio, tenha a certeza que uma recomendação dos senhores é uma ordem para nós, que fazemos a Administração Municipal. Além do mais, acredite, o nosso interesse em acolher justas reivindicações está acima de qualquer proveito político, embora as eleições se avizinhem!
- Muito grato, prefeito João. Sabíamos que poderíamos contar com a sua sensibilidade cristã.
- Sim, Dom Antonio, mas quais são mesmo os nomes das personalidades?
- As madames Dona Bené e Dona Chica Fulepão!
- Arre égua, sabia que era esculhambação! Rapaz, deixe de sacanagem, que eu tenho é coisa pra fazer pra hoje à noite!
- João, sou eu, rapaz, Totonho. Presta atenção! Vai que um adversário político te liga...

Do livro Eu Conto, de Totonho Laprovitera
(Fotos: Rubens "Nasal" Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário