quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Parangaba

Parangaba já foi município do Ceará, distrito de Fortaleza, de onde hoje é bairro.

Antiga aldeia indígena que foi catequizada pelos jesuítas da Companhia de Jesus, Parangaba foi elevada à condição de Vila em 1759, com o nome de Arronches, onde, no século XVIII, destacou-se como ponto intermediário do transporte de gado, com as estradas do Barro Vermelho-Parangaba e da Paranjana, (de Parangaba à Messejana).

Estação de Arronches.

Incorporada à Fortaleza em 1835, foi em 1885 retornou à condição de município com o nome de Porangaba e, finalmente, incorporado à Fortaleza em 1921.

Matriz da Parangaba.

Com a construção da Estrada de Ferro de Baturité, em 1873, foi instalada a Estação Arronches, ligando Parangaba à Capital. Durante o derradeiro Período como município, Parangaba chegou a ter sua própria linha de bonde, entre os anos 1894 e 1918. Em 1941, a malha ferroviária de Parangaba foi expandida em direção ao Mucuripe e em 1944 o nome da estação alterada para Parangaba. Esta estação é hoje parte do Metrô de Fortaleza.

Avenida Dedé Brasil.

Com boa infraestrutura, o bairro é ponto de referência de Fortaleza, com escolas, ginásios, hospitais, mercado municipal, supermarcados, cartório e um grande Shopping Center em construção. Na área de transporte é uma importante conexão entre diversos pontos da cidade, com estação de metrô e terminal de ônibus.

Lagoa da Parangaba.

Dentre as atrações do bairro, destacamos a sua vida norturna e as suas tradicionais feiras, destacando-se a da Parangaba, à margem da Lagoa da Parangaba, a segunda da cidade e inserida na bacia do Rio Maranguapinho, também conhecida como Feira dos Pássaros: um grande mercado de comércio popular e informal, onde é possível encontrar tudo o que você puder imaginar; do controle remoto de vídeo cassete à um papagaio. Lá, o preço é bom, mas a garantia é a boa fé dos vendedores. E tem mais, se você teve seu som de carro apropriado indevidamente por terceiros, é bem capaz de encontrá-lo à venda por lá. No mais, se a fome bater e você for sem frescura, arrisque merendar um gostosinho, o popular cai-duro com pão, carne moída, verdura e bastante molho!

Feira da Parangaba.

(Fotos: Google / Emilio Moitas / Manilov / Humberto Oriano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário