quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pedão da Bananada

Pedão no Abrigo Central, a sua segunda casa.

Durante as décadas de 50 e 60, no Abrigo Central, a casa de merendas do famoso Pedão da Bananada fazia o maior sucesso.

Uma das personalidades mais conhecidas da cidade, Pedão só trajava branco e era um torcedor ardoroso do time do Ceará. Aliás, ele brigava frequentemente com o Bodinho, torcedor do Fortaleza que tinha uma banca de revistas na Praça do Ferreira. O motivo era sempre o mesmo: Bodinho, de repente, entrava no Abrigo Central, se dirigia para o box do Pedão e começava com a gritaria. Parecia até que iam se matar, mas, logo estavam brincando um com o outro. É que os dois sabiam fazer a diferença entre a amizade esportiva e a pessoal.

Além das brigas por futebol, outra atração do box do Pedão eram as apostas. As pessoas se juntavam, cada um escolhia um time e pronto: Pedão anotava e casava o dinheiro.

Mas, decidiram demolir o Abrigo Central e o comerciante, famoso às custas de muito trabalho, foi um dos mais pejudicados. Com o fim do Abrigo, em 1967, Pedão ficou seu chão, foi embrora pro Maranhão, não deu certo, voltou e terminou arranjado num pequeno balcão à porta de um cartório, vendendo cigarros.

Decadente na vida e de saúde, em 1984, morreu na miséria.

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário