sábado, 5 de janeiro de 2013

Arquitetura

A casa.

Em União, cidade localizada a 59 quilômetros ao Norte de Teresina, o agricultor piauiense Antonio Vanja projetou e construiu a sua casa em taipa, com dois andares.

Antonio Vanja.

A residência, construída há seis anos, acredite, tem o piso do segundo andar foi feito com talo de buriti.

(Fotos: Wessley Sales)

Um comentário:

  1. Ótimo resultado da tecnologia de fibras aplicada em Arquitetura nativa. O talo do buriti, sendo muito fibroso e rígido, embora flexível, quando trançado em grelha, dependendo do espaçamento adotado, funciona igual a nervuras em laje de concreto armado. O vão resultante do espaço superior, pode ser completamente livre, evidentemente de acordo com a solução de contraventamento do madeiramento da coberta, que no caso, está bastante aliviado por ser em palha, também de buriti trançado e sobreposta com uma camada fina de folhas secas, que servem de escoamento de águas Pluviais, que se torna praticamente sem infiltrações. As alvenaria externas do corpo da edificação, podem ser grauteadas com os próprios talos do buriti, devidamente amarrados e tornados solidários ao painel que depois de seco funciona como uma peça única, tal qual um tubo sem “alma” que define o corpo do sólido que define o prédio.
    Essas ideias são muito ricas em resultados da própria natureza, mesmo que feitas, de uma certa forma, sem ser proposital estruturalmente.
    Essa solução permite a montagem pré-moldada de painéis que poderão compor construções em série.

    ResponderExcluir