terça-feira, 7 de junho de 2016

Mal falada


Apesar dos nomes e serem bastante parecidas, Janiery e Janiely não são gêmeas. Vizinhas de rua, no Bairro Mata Galinha, hoje Boa Vista, em Fortaleza, as duas são colegas desde o jardim de infância, na escolinha Erandy Pereira Montenegro, nominada em homenagem ao autor do primeiro gol do estádio Castelão. 

Cúmplices, as duas garotas são carne e unha, vivem de cocó emendado e, confidentes, adotam o aconselhamento mútuo. Pois bem, recentemente, as duas se encontraram no Chabas Bar e Restaurante, na Avenida Alberto Craveiro.

- Janiery...
- Diz, Janiely...
- Mulher, as pessoas me julgam sem me conhecerem! Mas, eu não tô nem aí com a opinião dos outros, porque as pessoas são muito maldosas...
- E o que elas andam dizendo?
- Que eu não sou pra namorar, que eu sou mulher de uma noite só...
- Menina, isso é coisa de quem mora em lugar atrasado, onde o povo é maldoso e dá conta de tudo... 
- Até no Feice?
- Mah... Principalmente, lá...
- Ô, eu nunca fiz mal a seu ninguém...
- Eu sei disso.
- Você acha que se eu der um bom tempo longe de macho e não botar mais boneco nas balada, parar de biritar, dá pra negada esquecer essa minha fase? 
- Eu acho, mas, aos poucos... 
- Pois é, quero encontrar um homem que me queira pra namorar sério. 
- Eu conheço um que posso até lhe apresentar.
- Jura?
- Juro, agora, ele só quer donzela.
- Donzela?
- Sim, porque a religião dele só admite o rapaz casar com mulher virgem.
- Mas, quer dizer que no namoro não pode rolar nada, não?
- Pode, sim, gata. Olha, pra você casar com ele virgem, de branco, é só usar o lado B para preservar o lado tombado pelo matrimônio histórico cultural.
- Êita!
- E pra esse babado a saída, quer dizer, entrada, é pela porta dos fundos.
- Sei...
- Agora, ele não pode nem de longe desconfiar que o seu fiofó é de segunda mão.
- É? Vixe...
- Só tem uma coisa: e se algum falador dedurar?
- Ah, quanto a isso, aí, não tem problema, não. 
- Não? 
- Nã, a maioria dos meus ficantes, hoje em dia, nem me reconhecem... Só me viam de costa mesmo... 
- Mas, tenha cuidado, pois ele pode pedir pra você fazer o teste da goma, que mapeia a topografia da rosca e pode sujar a biografia do dito-cujo.
- Mulher, eu só errei poucas vezes mesmo... 
- Mesmo?
- Só tem uma coisa.
- O que?
- Tomara que ele não seja muito exigente.
- Por que?
- Olha, sinceramente, sou uma moça linda, muito legal, muito simpática, mas... 
- Mas... 
- Tô com o nome meio sujo na city... 
- É, por essas bandas, tem é Zé pra moça mal falada tirar a fama de rodada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário