terça-feira, 21 de junho de 2016

Mug


Ao virar celebridade e mascote nacional, em pouco tempo, o boneco Mug caiu nas graças no povo brasileiro e tornou-se o amuleto da sorte de muitos artistas, nos anos 1960. 

Preto, de cabelo encarnado e roupa quadriculada, o Mug era um boneco de exótica aparência. A partir de dois modelos de tamanhos diferentes, naquele tempo, virou febre e tornou-se charges de jornal, capa de disco, chaveiros, fantasias, e até tema de carnaval. 

Em 1966, o Mug foi criado por João Evangelista Leão e Horácio Berlinck Neto, também foi o inventor do anel Brucutu, usado na época pelo Tremendão Erasmo Carlos e o Rei Roberto Carlos. O Brucutu era uma peça de esguicho d´água fixada no capô do Fusca que, subtraída, era utilizada como anel.

O primeiro Mug que vi, foi o da minha queridíssima amiga Luciene Alencar, por ocasião de uma das passagens de suas férias em Fortaleza. Não sei se pela fama que causava um excessivo alumbramento, lembro, o boneco tinha um carisma que magnetizava e entusiasmava a quem a ele batesse o olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário