sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Lauto almoço


Já haviam inteirado alguns meses de Fortaleza, quando Rosália e Dedé, vindas do interior, foram à batalha na capital alencarina. 

Emperequetadas, exageradamente perfumadas e com os cabelos arrumados à touca, mascando chiclete americano, as duas foram bater perna na Avenida Beira Mar. 

O relógio marcava umas quatro horas da tarde, quando deram fé, um prateado Corcel II, placa de Recife, parou ao lado delas. Puxando conversa com a espilicute dupla, dois bem aparentados jovens pernambucanos se apresentaram, e não tardou o convite para irem almoçar em algum bom restaurante da cidade. Encantada, Rosália piscou os olhos, deu aquela quebrada de asa com o pescoço, e falou para Dedé: 

- Mulher, que tal da gente ir ao restaurante do Nélson? 
- Ah, lá a cozinha é maravilhosa e o ambiente chique que só. Respondeu Dedé. 
- Então, vamos logo pra lá, que estamos famintos! Disse um dos jovens pernambucanos. 
- Vamos logo, e vocês são nossas convidadas! Completou o outro. 

De imediato, as garotas aceitaram o convite e se mandaram para o restaurante “Terrace Grill”, onde, ao chegarem, se mostrando, foram logo pedindo ao garçom da casa – pelo nome – uma bem posicionada mesa. 

Bem abancados, com fartura, a dupla pernambucana começou a pedir drinques e diversas entradas. Era tanta abundância, chega rindo Rosália comentou: - “Meninos, vamos com calma, senão, desse jeito, a gente não vai aguentar almoçar, nem jantar...”

Conversa vai, conversa vem, os papos dos dois deixaram as meninas arreadas dos quatro pneus e mais o sobresselente. Aí, decidiram almoçar. Coincidência ou não, o quarteto pediu o que havia de mais caro no cardápio. Chegados os pratos, cada comensal se empanturrou com as delícias das comidas. 

- Um legítimo manjar dos deuses! Disse um.
- Uma iguaria supimpa! Disse o outro. 
- Uma delícia! Tanto a mistura, quanto a guarnição, estavam dez! Disse uma. 
- Respeite a boia! Só o pitéu! Disse a outra. 

Fartos, educadamente, os rapazes perguntaram se as moças estavam satisfeitas. Bastadas, então, solicitaram ao garçom sobremesa e cafezinho. Enquanto aguardavam, os dois pediram licença e foram ao toalete. 

- Mulher, mas que achado esses dois, hein! Disse uma.
- Pois não é, nem parecem os fuleragens daqui, né? Rapazes bonitos, educados e, pelo visto, bamburrados! Disse a outra. 

Mas, o tempo foi passando, passando, e os dois demorando a voltar à mesa. 

- Mulher, será que aconteceu alguma coisa? Disse uma. 
- Será que a comida fez mal e tão com dor de barriga? Disse a outra.
- Também, só faltaram se empanzinar. 
- Ora, deixa, os bichinhos estavam era com fome... 

Diante da prolongada ausência dos dois, Rosália e Dedé solicitaram ao garçom que verificasse o que estava acontecendo no toalete. O garçom foi, voltou e disse que eles não estavam lá. Chamado o maître, a falta dos dois foi esclarecida.

- Senhoritas, perdoem-me, é que nós não queríamos estragar a surpresa, mas os dois distintos cavalheiros já foram embora. Despediram-se elogiando bastante a cozinha e o serviço da casa, desculpando-se pela imprevista retirada, pois iam buscar a mãezinha de vocês no aeroporto, que estará chegando de Belém do Pará, para a festa de aniversário de 90 anos da avó, matriarca da família. E tem mais, disseram que haviam deixado com as moças o valor da conta, em espécie, e que o valor da gorjeta seria de 20%! 
- Ah, cabras sem-vergonhas mentirosos! Disse uma.
- Xexeiros, isso, sim! Disse a outra.

Resumindo, raspando todas as suas preciosas reservas, Rosália e Dedé tiveram que pagar a conta! Indo e voltando, conferiram a dolorosa e a comissão foi mesmo de 10%, e olhe lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário