segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Os números mentem


Além de inventar números inexistentes, o criativo Agamenon está escrevendo “Como Mentir e Inventar Estatísticas”, um livro de fazer corar qualquer instituto de pesquisa aplicada. 

Gaba-se Agamenon, metido a marqueteiro e na maior naturalidade do mundo, que tudo o que criou até hoje foi de acordo com os caprichos dos discursos de seus chefes políticos. Porém, pelo menos em uma das municipalidades que prestava assessoria e consultoria, ele aloprou nos números, ao garantir que a taxa de alfabetização do município era de 110%! 

Pois é, se a cartomante diz que “as cartas não mentem jamais”, o mesmo assegura Agamenon com as suas fidedignas pesquisas e seus extraordinários números! E segreda: “Como qualquer pessoa cuidadosa sabe, as estatísticas podem ser bem difíceis de interpretar se você não tiver um conhecimento prévio. Então, para fabricar estatísticas enganosas e usar essa ciência, existem três modelos de mentir: usando as médias; usando conjuntos de dados; e utilizando gráficos. Agora, se você quiser convencer alguém de algo absurdo, coloque um número, pois eles desligam nossas faculdades críticas. E tem mais, essa mentira pode até  prêmio para a prefeitura do lugar!” 

A quem interessar possa, Agamenon não tem planos de se aposentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário