terça-feira, 22 de maio de 2012

Os Sete Pecados Capitais

Os Sete Pecados Capitais, obra do espanhol Hieronymus Bosch (1450-1516).

1. Soberba: É o orgulho, a arrogância e a presunção. O primeiro pecado que elenca a lista dos maus comportamentos. O se sentir superior aos outros. Normalmente, vem acompanhado da hipocrisia e a manipulação. Pessoas que agem conforme esta característica não costumam ouvir os outros, pois tem sempre a razão. Necessitam se sobressair e serem PS melhores. Há necessidade de perfeição. “Eu sou”. Pecado equilibrado pela virtude da Humildade.

2. Avareza: É a cobiça, o desejo excessivo, e por vezes incontrolável de comprar ou possuir. É também a mesquinharia, o egoísmo, a sovinice e o apego excessivo a alguém ou alguma coisa. Por medo de perder a pessoa, se isola ou isola o bem desejado (seja pessoa, coisa ou informação) e não confia em ninguém. Há necessidade de ter para ser. “Eu tenho”. Pecado equilibrado pela virtude da Generosidade. 

3. Luxúria: Libertinagem, lascívia, cio, corrupção, tentação, sensualidade, futilidade. Na necessidade de satisfazer as próprias necessidades, ocorre uma fuga da ligação emocional, da intimidade e reciprocidade. Medo de intimidade e relacionamento. A não consideração pelo outro e por si mesmo, devido a uma busca impulsiva pela satisfação do prazer. Necessidade de satisfazer o desejo. “Eu desejo”. Pecado equilibrado pela virtude da Castidade. 

4. Ira: È a raiva, o descontrole emocional, a agressividade, o sentimento de vingança, a indignação, o conflito interno. Deixar-se dominar por uma emoção destrutiva, acabando por prejudicar a si próprio. Perda da razão. Insegurança por se sentir ameaçado. Atacar para defender. Resulta em violência moral e física, falta de respeito ao próximo e mau humor. “Eu me indigno”. Pecado equilibrado pela virtude da Paciência. 

5. Gula: È a voracidade, causada pela ansiedade, É o vício de comer e beber em excesso, para compensar algo que est· faltando ou se proteger. Também não são em relação a alimentos, mas ao intelecto. Necessidade de saber e de consumir. Busca suprir o que acha não ter. “Eu devoro”. Pecado equilibrado pela virtude da Temperança. 

6. Inveja: È o ciúme, o desejo de exclusividade (eu tenho e o outro não). È uma mistura de desgosto e pena, desejo de ter o que é do outro, negar as qualidades do outro por se sentir inferior a ele. Gera competição, por achar que o outro tem mais ou é mais. Necessidade de ser mais que o outro. “Eu quero igual, ou melhor”. Pecado equilibrado pela virtude da Caridade. 

7. Preguiça: É a acomodação, a negligência, a aversão ao trabalho, a falta de iniciativa e de decisão, a lentidão, o desânimo e a indecisão. Sentimento de fracasso, que estimula a falta de vontade de mudança. “Eu... sei lá, estou com preguiça de pensar”. Pecado equilibrado pela virtude da Disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário