domingo, 14 de junho de 2015

Moda cearense

Flávio de Carvalho, com o Traje Tropical: a roupa ideal para o homem brasileiro, mais coerente com o nosso clima e contra a moda imposta pelos grandes centros europeus.

Eu acho que nós, cearenses, poderíamos ter a nossa própria moda. Por exemplo, em 1956, o pintor, desenhista, arquiteto, cenógrafo, decorador, escritor, teatrólogo e engenheiro Flávio de Carvalho, lançou o famoso traje de verão - o New Look, especialmente concebido para o homem dos trópicos, com o qual passeou pelas ruas de São Paulo. O traje, que chocou a multidão, era composto de uma blusa de manga curta e folgada, um saiote, um chapéu de abas largas, todos feitos com tecidos leves, sandálias e meia arrastão. O desfile foi para Flávio mais uma experiência, com o objetivo de levar à reflexão sobre as convenções sociais.

Sobre o assunto, eis a dica do alfaiate Pierre Guglielmo, filho de Tauá, criado em Paris, para um traje cearense de talhe masculino, dita em carregado sotaque francês: “Nos pés as alpercatas de tiras de couro de pai-de-chiqueirô; Calça de brim folgada, pegando marreca, com largos e folgados bolsos (um deles furado pra namoro no cinema) e usada no ossô; Cinto de embira de punho de rede, com um nó em cada pontá; Camisa branca de pano de algodão, engomada em ferro de brasá; Chapéu de palha, trançado em peneira, com abas longas e caidás”.

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário