sexta-feira, 19 de junho de 2015

O tauaense Karl Marx

Carlos Henrique Marques.

Sim, Karl Marx era de Tauá e a história é boa! 

Segundo o professor Carlinhos Analfabético, "nascido em 1818, seu verdadeiro nome era Carlos Henrique Marques. No Grupo Escolar Francisco Feitosa, cedo se destacou nos estudos e ganhou uma bolsa de estudos de Horácio Marques I, para cursar Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim. 

Ao chegar em Bonn, conheceu uma bela vidente, estudiosa em numerologia, que modificou seu nome para Karl Heinrich Marx. Daí por diante sua vida tomou notoriedade. Escreveu O Capital, que segundo o saudoso professor Citó, de Tauá, o livro seria A Capital, tema sobre o fascínio que Fortaleza exercia sobre o revolucionário.

Tinhoso como só ele mesmo, este filósofo tauaense foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Com a colaboração de Engels, Marx escreveu também o Manifesto Comunista, onde não poupou críticas ao capitalismo. 

Faleceu em Londres, Inglaterra, em 1883. Dizem que suas últimas palavras foram 'foua...tauá' (ou seria 'falta o ar'?), pensando na sua terra natal"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário