sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Navegando

Laprovitera - Lampião e Maria Bonita - Infogravura - 2005 - 60x90cm.

Na Unifor Plástica de 2005, fui premiado com uma viagem para visitar a Bienal de Veneza. De lá, passei em Bassano del Grappa para ver o cearense, de Lavras da Mangabeira, Bruno Pedrosa, e depois estiquei a Paris, para me encontrar com o pernambucano mais parisiense que conheço, Jaildo Marinho, que há tempos insistia para eu visitá-lo. Dois bons amigos e colegas de arte.

Em Bassano, na casa de Bruno e Lila, a fartura de bons papos, massas e vinhos, foi tanta, que eu perdi cinco vezes o horário do trem de volta. 

Em Paris, assim que cheguei, encontrei-me com Jaildo e Stela no Cafe de Flore, de onde seguimos até a Galerie Denise René. Lá, encontrei Violeta Arraes, a quem apresentei Jaildo, que me confidenciou o seu antigo desejo de se aproximar dela. Também estive lá com os artistas Waltércio Caldas e Arthur Luiz Piza. Apresentado à Madame Denise, fiquei fascinado em saber de ela ter sido, no mercado das artes, a responsável pelo lançamento de Kandinsky e Mondrian.

No dia seguinte, foi a vez de me encontrar com o paraense Jean Michel, receptivo parisiense do mais alto gabarito, com quem tracei a estratégia para realizar dois programas para a TV União. Pois é, já tive programa de televisão. Bem, formamos a equipe com o músico pernambucano, Adail Viveiros, na câmera, e a fotógrafa cearense Bia Fiúza na produção. No primeiro programa, entrevistamos o Jaildo em dois momentos: um, na Torre Eiffel e outro no Museu do Louvre. Mais tarde, fizemos o segundo programa, por indicação de Violeta, entrevistando a escultora Roseline Granet em seu deslumbrante ateliê. Não sei como achamos tempo para fazer tanta coisa duma vez!

De Paris, segui para Lisboa, onde acertei com o Paes de Andrade, embaixador brasileiro em Portugal na época, uma exposição individual. No mais, achei o conterrâneo cearense Macaco, desenhista dos bons e hoje um talentoso e afamado tatuador, com quem tomei uns bons vinhos lusitanos e palestramos em cearês!

Voltei para casa abarrotado de boas histórias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário