quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A mudança


O início da mudança.

Pense numa animação, a mudança de casa do Doutor Carlos, em Sobral. Era carroça que não acabava mais. Móvel dum lado pro outro, cachorro latindo pra tudo quanto era gente... Parou a rua!


Os jornais.

Em meio à medonha confusão, Carminês, com o cabelo na bem feitíssima touca, desfilava sua paciência embrulhando a louça e os cristais, com papel de jornal, manifestando, desde então, a sua vocação para o jornalismo. A Idália, alheia a tudo, folheava as fotonovelas das revistas Contigo, Capricho e Sétimo Céu. E o Júnior só mangando das irmãs...

A Variant.

Enquanto abarrotava a Variant branca com suas tralhas, o Seu Júlio, o avô da família lusitana, deu um grito ao abrir o capô da camionete:

- Raios, roubaram o motor da Variant!!!

Doutor Carlos correu aflito, abriu o porta-malas traseiro, suspirou e disse aliviado:

- Ainda bem que este carro vem com um motor subselente". 

A partida da primeira carroça.

E tudo seguiu tranquilo no momento em que a primeira carroça partiu. Porém, na saída da segunda, ninguém encontrava Seu Júlio. Procuraram dum lado, procuraram do outro, e nada. Lá pelas tantas, um carregador reclamou do peso de um velho guarda-roupa. Foram verificar a razão de tamanha carga e para surpresa de todos, Seu Júlio abriu o guarda-roupa e disse:

- Cá estou a segurar as cruzetas para não se perderem no solo...

O cortejo em direção à Rua dos Cocos.

E o cortejo de carroças seguiu pela Rua Coronel Mont’Alverne, em direção à Rua dos Cocos, com o Júnior sentado no eixo duma, com uma ruma de pedra na mão e um pedaço de pau. As pedras para livrar das mordidas de cachorro e o pau para cutucar o franzido da burra!

Do livro Eu Conto, de Totonho Laprovitera.
(Fotos: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário