quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A oficina do Mestre

Blog do Laprovitera - Coluna do Macêdo

Mestre João Pedro do Juazeiro.

Oficina, no sentido mais comum, hoje em dia, é um termo que faz referência a cursos de pequena duração, uma introdução a certos conhecimentos ou ainda uma pequena contribuição a quem já os possui. Mas há outro sentido, menos prático e de conceito ainda mais complexo, em que oficina é o espaço, o lugar de trabalho do oficineiro, do operário empenhado no seu labor. É tanto lugar de humilhar o ferro quanto de rasgar madeira. Bater pregos e fazer objetos. No tempo em que oficina de sapateiro se confundia com o termo sapataria, ourivesaria era a oficina do ourives. Lá eram fundidos metais para a fabricação dos adereços. 

Atelier parece mais pomposo e adequado aos dias de agora para designar o lugar de trabalho do artista ou artesão, o que faz do antigo termo uma espécie de sinônimo dispensável, quase esquecido em seu sentido outrora habitual. Mesmo assim, há quem o prefira. Mestre João Pedro do Juazeiro é um desses que nos convida a visitar sua oficina, onde estão as mesas abarrotadas de matéria prima e de produto. Papel, taco, tinta, buril, goiva. Elegantemente recostadas às paredes limpas, prensas tipográficas do tempo do Império, um gaveteiro com tipos de chumbo usados para a constituição das matrizes de impressão. 

É nessa atmosfera que o Mestre João Pedro do Juazeiro produz sua gravura primorosa, edita cordéis, livretos e nos recebe entre Padre Cícero, Lampião, Patativa do Assaré, Orixás, além de outras testemunhas ilustres e anônimas. Em plena Pedro Pereira, movimentada Rua do Centro de Fortaleza, quando baixa a cabeça para cortar madeira, ao mestre João não falta sequer silêncio. 

Visite o Mestre João Pedro do Juazeiro 
Rua Pedro Pereira 1619 - Centro - Fortaleza

Carlos Macêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário