domingo, 12 de fevereiro de 2012

A estreia de Carlos Macêdo


Macêdo.

E o Carlos Macêdo, gente da melhor qualidade, nos escreve:

"Totonho,  
Segue o texto modesto com que penso inaugurar minha pequena contribuição com o Blog do Laprovitera. Fique à vontade para publicar ou não."

Ora, grande artista, taqui publicada!

"Filho de lá e cá

A origem de tudo o que faço e sou, é eminentemente popular. Sou de Juazeiro do Norte e de lá serei sempre, com esse orgulho medido pela emoção. Assim, sou cordel, repente, xilogravura, ourivesaria, reisado, lapinha e maneiro-pau. Sou Cariri, portanto, sou cabra. Contudo, sinto também e com alegria, influências da metrópole que me acolheu como filho de cá.

A Capital e a Academia, foram generosas com este surrado romeiro que sou, acrescentando informações e enriquecendo minha experiência sem tirar aquilo que tenho de mais caro: minha alma de matuto. Espontaneamente repito ao longo de cada dia, com o "di e o ti" inalterados, termos que aprendi na infância mais distante (e bota distância nisso). Então botar, ai vai, ...da gota serena, ...da peste, ôxe, oxente, pabo, imbuança, marmota,  ...e apois, são apenas uma pequena parte.

O Blog do Laprovitera ressalta e sintetiza esta indentidade que se funda na influência primeira do sertão que visita o mar, e mantém robusto o elo que liga capital e interior deste Ceará maravilhoso. 

Aqui tenho encontro marcado com a minha gente!

Carlos Macêdo (Um índio da tribo dos Kariris, em missão diplomática pela Capital)"

Em tempo: Hoje, Macêdo estreia como um dos nossos articuladores culturais.


(Foto: Acervo Carlos Macêdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário