quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Por que os cães engatam?


Numa das fases do acasalamento, os cachorros ficam engatados, dando impressão de dor e desconforto.

Os cães possuem uma anatomia do pênis e da cérvix bastante diferenciada dos humanos. Os machos tem uma espécie de bulbo próximo a base dos testículos, chamado de bulbus glandis. Quando ocorre a ereção peniana, esse bulbo é preenchido com sangue e isso faz com que ele aumente o seu volume. As fêmeas possuem uma cérvix praticamente plana e uma fossa, na qual o bulbo peniano se encaixa. O processo de preenchimento sanguíneo do bulbo ocorre já no interior da vagina.

Com o bulbo inchado, é quase impossível que o pênis seja retirado da vagina. Parece ser uma situação desconfortável, mas tudo tem uma razão biológica de ser. Os cães machos possuem uma ejaculação por gotejamento e podem demorar, dependendo da espécie, cerca de 30 minutos engatado. Esse engate na hora da cópula é uma maneira de minimizar as perdas de esperma e garantir a fecundação.

Na fase final da cópula, ocorre um movimento de rotação do macho sobre a fêmea, ficando juntos pela região caudal e virados para direções opostas, fase em que a ejaculação acontece.  Como o término, o bulbo se retrai e deixa os cães livres para se separar. E aí, é só esperar a gravidez da cadela!

(Foto: Acervo Mathias Bull)

2 comentários:

  1. mas logo dois engatado awre foi de mas pra cachorra viu. kkk

    ResponderExcluir
  2. Deixa de ser burro: só um cão pode engatar! O outro é um só um trapalhão!

    ResponderExcluir