quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Amizade

"Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo." (Voltaire) 

Nélson e Bizu, modelo de grande amizade. 

Ainda que se diga também que a palavra deriva do grego, a palavra amizade provém do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar. 

Sobre amizade, estudiosos de plantão da Volta da Jurema, em Fortaleza, asseguram que ela pode se originar pelo instinto de sobrevivência da espécie. 

Agora, muitos se nomeiam "melhores amigos", mas, para chegar a esse grau de amizade, tem que ter muita confiança e fidelidade! Normalmente, os interesses dos amigos se parecem e demonstram um senso de cooperação. Mas, existem pessoas que, mesmo não se interessando pelo mesmo assunto, dão o maior valor dividir momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, ainda que a atividade não seja a de sua preferência. 

Na história, a Bíblia cita no a amizade entre Davi (que viria a ser rei em Israel) e Jonatas (filho do Rei Saul). Os evangelhos canônicos narram a respeito de uma afirmação de Jesus: "Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos". Salomão registrou a sabedoria da Amizade em seus Provérbios: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão". 

As relações de amizade também são largamente retratadas na literatura, no cinema e na televisão, a exemplo de Dom Quixote e Sancho Pança, Sherlock Holmes e Watson, O Gordo e o Magro, Batman e Robin, Zorro e Tonto, entre outros. 

(Foto: Junior Ximenes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário