Noutro dia eu estava ouvindo Café Soçaite, de Miguel Gustavo, quando Maria Bethânia canta ao seu final: “Como é que pode, Nina Chaves conta...”
Pra quem não sabe, possuidora de uma escrita refinada e respeitada, na década de 1960, Nina Chaves trabalhou no jornal O Globo como editora de moda. De elevado prestígio e credibilidade ilibada, foi ela quem, em 1966, lançou Zuzu Angel no mundo da alta-costura. O que ela escreve, faz-se valer!
Totonho Laprovitera, Nina Chaves e Anuar Nahes.
Há uns dez anos, mais ou menos, eu tive a oportunidade de conhecer Nina Chaves em Paris, onde ela reside até hoje. Apresentado por Anuar Nahes, então conselheiro cultural da Embaixada do Brasil na França, e hoje embaixador do Brasil no Iraque, assuntamos muito sobre arte. Confesso que eu fiquei seduzido com a capacidade da jornalista de expor ideias tão ricas de simplicidade, o que até parece ser fácil, mas não é.
Querem saber duma coisa? Eu vou é botar de novo Café Soçaite pra tocar na radiola!
(Foto: Elusa Laprovitera)
NINA CHAVS sempre será a melhor editora,colunista e jornalista que o Rio já teve!!!!
ResponderExcluirNina Chavs não lançou pessoas na alta costura isso porque a pessoa citada no texto acima nunca fez Moda Alta Costura...!!!Nina apenas noticiou o aparecimento de um novo nome no mundo fashion!!!Alta Costura no Brasil naquela época pontificava nas mãos de Guilherme Guimarães,Denner,José Nunes,Jerson....!!!
ResponderExcluirNINA CHAVS FOI A MELHOR EDITORA FASHION QUE O BRASIL JÁ TEVE...!!!!NINA OTIMA ESCRITORA CRIOU NOVAS MODALIDADES AO TRAZER UMA INÉDITA LINGUAGEM ESCRITA E NOVOVISUAL A MODA BRASILEIRA....CRIADORA DO CADERNO ELA DE O GLOBO , COLUNISTA SOCIAL ,JORNALISTA POLITICA, ESTETA POR INTUIÇÃO E POSSUIDORA DE UMA GENEROSIDADE IMPAR!!!I love Nina..!!!JOSE AUGUSTO BICALHO
ResponderExcluirEu a conheci. Gostaria enviar mensagem
ResponderExcluir