A Guerra do Paraguai foi o maior conflito bélico acontecido na América do Sul. Travada entre a Tríplice Aliança, formada pelo Brasil, Argentina e Uruguai, perdurou de 1864 a 1870.
Massacrado, o Paraguai tornou-se um dos países sul-americanos mais atrasados, devido à sua redução populacional, ocupação militar, pagamento de onerosa indenização de guerra e perda de 40% de seu território para o Brasil e Argentina. Manteve-se, ainda, por décadas sob a hegemonia brasileira.
Depois da Guerra da Cisplatina, Guerra do Prata e a Guerra do Uruguai, a Guerra do Paraguai foi o derradeiro dos conflitos armados internacionais, na chamada Questão do Prata, em que o Brasil lutou no século XIX, pela chamada supremacia sul-americana.
História à parte, nessa Copa América a brava seleção paraguaia avança heroicamente rumo à conquista da competição. Mesmo nos pênaltis, despachou a luxuosa, porém prosaica, seleção brasileira do Ricardo Teixeira, Mano Menezes e empresários gananciosos.
Muito intersante
ResponderExcluirO Livro de Doratioto mostra o Paraguai como o verdadeiro agressor e provocador do conflito. Mais um caso de megalomania chavista em pleno século XIX.
ResponderExcluir